segunda-feira, 20 de outubro de 2008

VERDADES ?!

Verdades, mentiras e o relacionamento homem/ mulher... Engraçado estar escrevendo hoje sobre este assunto tendo passado por um casamento e três "moramentos" sem sucesso em minha vida. Porém, não sei se considerar-me um perdedor seria o mais correto, e foi exatamente esta janela por onde está lendo agora este texto, este “mundo” virtual que colocamos dentro do nosso dia-a-dia quase que por imposição do avanço tecnológico e da massacrante campanha de marketing direto e indireto das “Microsofts” da vida, que me fez sentir não uma sensação de campeão, (ou na pior das hipóteses, de um idealista) mas sim, uma sensação de quem procura a felicidade ! De quem não desiste ! De quem não quer ter um fim de vida medíocre ao lado de alguém que não me completa me arrependendo do que poderia ter feito mas que acabei por não fazer...Estranho ? Sim, muito ! Mas não é difícil de explicar nem tão pouco de entender.
Tanto no mundo real quanto no mundo virtual, nestes mais de 10 anos que faço parte desta “meia loucura” que é a Internet a frase que mais costumo escutar, tanto dos homens quanto das mulheres... Tanto no mundo real quanto no virtual é:

- Os homens / mulheres não querem relações sérias ! Querem apenas se divertir ! Por isso estou só...

Ou ainda:

- Está difícil encontrar alguém que queira uma relação séria !

Estas frases não te soam como familiares ? Sim ! Eu respondo por qualquer um que esteja agora lendo esta coluna ! E estou certo também de que muitas pessoas sentem-se exatamente desta forma neste exato momento ! E eu pergunto: O que você, que se sente assim, está fazendo para mudar esta realidade ? Seja ela real ou virtual (se é que podemos considerar real a realidade virtual) ?
VERDADE ! Sim, “verdade” é a palavra chave, o ponto de ruptura, o que leva para tão longe o que a Internet poderia trazer tão para perto ! Mas não a presença da verdade, e sim, sua ausência !
Nas nossas infâncias, bem antes dos chats, blogs, flogs, MSNs, Skypes... Até mesmo antes de existir a Internet e até mesmo antes das BBSs, a mentira nunca foi algo aceitável, porém, na maioria das vezes, quando era utilizada nas relações homem / mulher, sempre tinha o intuito de aproximar, de chegar mais perto do contato no mundo real, de aproximar através da omissão ou distorção de alguma fragilidade ou ponto negativo que víssemos em nossas personalidades ou estilos de vida. Mas o que queríamos fazendo uso da mentira era usá-la para conquistar quem queríamos... Só que no mundo real, a exposição física era obrigatória mesmo com a presença da mentira ! Se éramos gordos, magros, bonitos, feios, altos, baixos, ricos ou pobres, isso obrigatoriamente era exposto ! E isso colocava a dose de verdade necessária para minimizar os possíveis danos que a mentira original pudesse vir a causar à relação !
Hoje não ! Alter Egos proliferam-se numa velocidade que faz inveja à relatividade de Einstein nos Orkuts da vida ! Nos MSNs ! Então gordos tornam-se magros, feios tornam-se Deuses Gregos ! Cabelos negros e crespos tornam-se lisos e loiros, aí você vem e me diz: E daí ? Isso é tão mentira quanto as mentiras que contavam antigamente ! E eu te respondo: Sim e não ! Sim, porque a mentira por conceito é a distorção da verdade, ou criação de uma falsa realidade,logo, é igual conceitualmente... Mas também te respondo: Não ! Porque as mentiras virtuais inviabilizam quase que na totalidade a possibilidade do contato real, olho no olho, corpo à corpo, já que não somos como nos mostramos em nossos perfis virtuais ! Então nos isolamos cada vez mais em nossos quartos trancados, sentados à frente dos monitores, “vivendo” algo que estamos morrendo de vontade que seja verdade, porém nossas mentiras cibernéticas impossibilitam !
Como marcar um encontro no mundo real com alguém para quem dissemos que somos altos, loiros e de olhos azuis (outro perfil de beleza imposto pelos imperialistas, mas isso é papo para outro dia), se na realidade temos 1,50m de altura e somos carecas e barrigudos ? Por que ao invés de colocarmos atributos físicos e intelectuais inexistentes em nós, não aprendemos a gostar de nós mesmos, como somos ? Por que não exercitamos a auto-estima e a auto aceitação sem esta padronização ridícula de beleza que a mídia nos empurra goela abaixo a cada minuto ?
Meu Deus... É tão mais agradável e denso conversar com alguém não tão bonito esteticamente (tendo como parâmetro os conceitos de beleza da mídia) e inteligente, do que ficar mudo em frente a uma Deusa oca ! Com isso não quero dizer que toda pessoa bonita é burra nem que toda pessoa feia é inteligente, porém é certo que a beleza estética o tempo leva rápido e quase sempre com uma dose de crueldade implacável, e que a beleza interior e a cultura que adquirimos durante a vida levamos para o túmulo ! Dura por toda a vida !
Desta forma, por que não nos mostramos realmente como somos ? Por que não aceitamos uma realidade imposta pela Mãe natureza e que não temos como mudar ? Quem pode te garantir que a pessoa que está procurando para a sua vida quer ao lado dela alguém que é exatamente como você é ao invés da pessoa que inventa ou tem vontade de ser ? Quantas chances você pode estar perdendo de ser feliz, de encontrar quem procura ? Quanto poderá economizar em desculpas esfarrapadas e sem fundamento quando o seu ou a sua namorado(a) virtual fizer contato com a pessoa que você realmente é, e não com a que ela imaginava que fosse ? De quanta frustração poderá poupar-se e poupá-lo(a) ?
Por que então não começar a exercitar a VERDADE no nosso dia-a-dia ! Vamos começar um processo de auto-aceitação ! Vamos gostar mais de nós mesmos como somos ! E quem sabe, o que estamos procurando não apareça muito antes do que possamos imaginar ? Como eu disse logo no começo deste texto, venho de quatro relações que não deram certo... Cada uma por um motivo diferente... Cada uma com seus erros e acertos... Porém posso dizer que sou feliz demais, pois foi exatamente o exercício da verdade nessas relações que trouxeram à tona seus erros, defeitos e motivos para que não seguissem adiante ! O exercício da verdade foi responsável por até hoje ter o respeito e a amizade das pessoas que passaram pela minha vida ! O exercício da verdade não me prendeu nem prendeu ninguém à mim de forma à impossibilitar o encontro do verdadeiro parceiro que procuravam ou ainda procuram ! O exercício da verdade me dá a certeza de que todos que convivem comigo sabem exatamente com quem estão convivendo (e vocês não imaginam como isso é prazeroso) ! O exercício da verdade é quem afasta de mim o sentimento de fracasso e que me dá a certeza de não ter tomado a decisão errada em momento algum ! E finalmente, o exercício da verdade me trouxe a parceira que eu tanto procurei durante tanto tempo !
Verdade e sucesso andam juntos...
Ame-se, e será amado !

Nenhum comentário: